.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jornada de Estudos Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes recebeu a primeira jornada de estudos do Pólo Norte Fluminense. O evento foi realizado no Palácio da Cultura e reuniu aproximadamente 140 pessoas, entre elas estavam representantes de empreendimentos coletivos e individuais, representantes do poder público e instituições parceiras.

O Evento começou com um café da manhã onde os grupos da região puderam confraternizar e se conhecendo um pouco. Depois cada um teve a oportunidade de se apresentar e descrever um pouco da sua atividade. No início todos ficaram com vergonha, mas aos poucos tudo foi entrando no lugar e começaram a exibir amostras de trabalhos, salvas de palmas e criar um clima de grande diversão.

Para começar a pensar em Economia Solidária, o professor, Maurício Fabião distribuiu bolas de encher para todos e pediu para cada um encher a sua. Com as bolas cheias, os participantes tiveram que manter-las suspensas no ar e aos poucos, ao comando de Maurício Fabião, alguns participantes foram se afastando e suas bolas tiveram que ser sustentadas por seus colegas. Foram muitas bolas que caíram no chão e estouraram. Assim, eles puderam perceber a importância de cada um fazer a sua parte para que o conjunto se fortaleça.

Deste ponto em diante foi colocado o conceito de Economia Solidária, seu contexto dentro da história e começaram a discutir os conceitos de preço, praça, produto e propaganda. Desenvolveram uma tabela para inserir as informações. Quando eles, já estavam com os conceitos dos 4 P’s fixados, foi dado o próximo passo: a FOFA – Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça da Economia Solidária.

A FOFA do pólo Norte Fluminense foi muito rica e com uma discussão madura, comprovando a experiência e o conhecimento que a maioria do grupo tem e que muitas vezes é subestimada.

Ao longo do dia, tivemos diversos convidados que falaram e se comprometeram com a Economia Solidária. A Lais Ziegler da SRTE/ Seção de Economia Solidária, a Eliana Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Família e Assistência Social em Campos, a Nilza Portela coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF, a Beatriz Morais Rocha coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Trabalho e Renda de Macaé.

Os principais encaminhamentos ao fim da Primeira Jornada de Estudos do Pólo Norte Fluminense foi a criação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Campos que se reunirá no dia 26 de outubro no auditório da UENF, a Secretaria da Família e Assistência Social irá realizar um Festival de Economia Solidária em Novembro, se comprometendo em realizar no mínimo 4 edições do evento e ainda, propuseram a conversar para estudar a possibilidade de desenvolver uma moeda social no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário