.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

O que é Economia Solidária

Economia Solidária é uma nova maneira de fazer negócios, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
A Economia Solidária é um conjunto de iniciativas inspiradas em valores humanos que colocam o ser humano como protagonista na sua história de vida e na sua atividade econômica. São atividades de produção, distribuição, comércio, trocas, consumo, poupança e finanças, organizadas em regime de autogestão.

A Economia Solidária compreende uma grande diversidade de práticas econômicas e sociais nas quais as decisões e o resultado do trabalho são compartilhados democraticamente e participativamente pelos membros dos grupos envolvidos. Estes grupos são compostos por iniciativas familiares, associações, organizações comunitárias, grupos de compras coletivas, clubes e cooperativas de consumo, trocas e crédito, feiras solidárias, pequenas, médias e grandes empresas autogestionárias, cooperativas populares, federações, centrais e complexos cooperativos.

A economia solidária aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça. Implica na reversão da lógica capitalista ao se opor à exploração do trabalho e dos recursos naturais, considerando o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica.