.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

II Jornada de Estudos em Cabo Frio


A II Jornada de Estudos em Cabo Frio foi um sucesso, com aproximadamente cem pessoas representando os Municípios de Cabo Frio, Rio das Ostras, Silva Jardim, Búzios e Araruama, conseguimos além de fazer um retrospectiva sobre a primeira jornada, avançamos nas temáticas e pensar sobre planejamento e ferramentas de gestão. A Abertura dos trabalhos em Cabo Frio foi realizada com a presença dos Secretários de Agricultura, Carlos Roberto Nogueira , o anfitrião e a de Assistência Social, Olívia Madalena Singh de Andrade Sá que fez a fala inicial e convidou a todos pra o cfé da manhã, também presente o Coordenador Geral de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca do município o Sr. Ricardo Valentim de Azevedo. A II Jornada do Pólo litorâneo foi realizada na Fazenda Campos Novos, onde Darwin em Sua visita ao Brasil passou parte do tempo desenvolvendo suas pesquisas. Um lugar bucólico que está em processo para ser tombado como patrimônio Histórico e também é sede da Secretaria de Agricultura. O Professor Giovani Miguez foi quem conduziu os conteúdos do dia e soube passar muito bem o conteúdo “E o Giovani, de onde esse MENINO saiu? Não é do MOVIMENTO do FCP, mas vai conhecer ECO SOL assim na CHINA! Com ele qualquer leigo vira craque.” Afirmou Margareth Azevedo, representante do Fórum de Rio das Ostras. Na parte da Tarde também contamos com a presença do Rafael Cerrone da SRTE/ Seção de ECONOMIA Solidária, que retomou a história da Economia Solidária, até a formação da SENAES e os programas atuais, enfatizando a importância da criação de fóruns locais e a participação da sociedade civil. Depois veio a fala da Margareth Azevedo, que representa o Fórum de Rio das Ostras e também é um liderança da região litorânea onde coordena o Planseq EcoSol. Margareth ressaltou a importância da criação de um fórum municipal de Economia Solidária, comentou como em difícil iniciar uma atividade com o apoio dos gestores públicos e que a região estava com muita sorte de contar com o NEATES que os ajuda neste diálogo. No Final, confirmamos a realização da III Jornada de Estudos em Silva Jardim onde falaremos de Moeda Social e Comercialização.

3 comentários:

  1. Que legal! Gostaria de saber mais sobre essa próxima Jornada de Estudos onde vocês falarão sobre Moeda Social.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Lucia Pinto de Oliveira28 de outubro de 2010 às 19:47

    A 2ª jornada foi demais!!
    Agradeço ao NEATES pelo alto nível dos palestrantes,nas duas jornadas de estudo.O que será que nos aguarda na terceira? Mal posso esperar.
    Um abraço a todos.

    Cabo Frio estará PRESENTE.

    ResponderExcluir