.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

terça-feira, 22 de março de 2011

NEATES DO RIO JANEIRO REALIZA PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO


O Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro recebeu a visita da Assessora Técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, Oraida Parreiras, durante os dias 02 a 04 de março deste ano, na sede do Cieds.

Oraida se reuniu a equipe técnica do NEATES para dar início ao processo de sistematização das experiências do Núcleo no Rio de Janeiro. Esse processo foi acordado durante a 1ª Oficina Nacional para Sistematização de projetos, no âmbito da Ação de Fomento a Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Cooperação Econômica Solidária, realizada em dezembro do ano passado, em Brasília.

De acordo com Oraida, esse processo objetiva conhecer melhor a ação de assessoria técnica para aperfeiçoar as políticas do Plano Plurianual da SENAES. “Quando se fala em sistematização a gente pensa em avaliação, embora muito parecidos, são processos diferentes. A avaliação foca mais na quantidade e na qualidade dos resultados e a sistematização foca a experiência. Então, a idéia é extrair de tudo o que foi feito pelo NEATES Rio de Janeiro, por exemplo, quais são as aprendizagens que a gente pode tirar dessa experiência” – afirma a Assessora Técnica da SENAES.

O Rio de Janeiro é o segundo Estado, dentre os quatro que estão participando desse projeto piloto junto à SENAES, a realizar esse processo de sistematização. O primeiro foi o Rio Grande do Sul e, em seguida, a sistematização ocorrerá em São Paulo e Rio Grande do Norte.

Quando questionada sobre as semelhanças e particularidades das experiências do NEATES nos quatro Estados, Oraida afirma que “o movimento da economia solidária não é homogêneo, nem deveria ser”. Embora essa sistematização esteja no início, ela afirma já ter percebido diferenças e convergências entre essas experiências. No entanto, observa que será necessário avançar mais na sistematização de todos os Estados para completar esse mapeamento.

Lais Gomes Ziegler, representante da Secção de Economia Solidária da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, também esteve presente durante o processo de sistematização. Dentro da Secção, Laís afirma não haver um mapeamento concluído dos empreendimentos econômicos solidários do Estado. Segundo ela, existe uma base de dados que já começou a ser fomentada, através da iniciativa do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, e está em processo de construção. Essa construção ocorre mediante o acompanhamento dos Fóruns e pré-Fóruns de economia solidária, de quem está surgindo nesse cenário e, inclusive, dentro das experiências do próprio NEATES. Nesse sentido, a Secção de Economia Solidária da SRTE trabalha para aproximar e integrar as políticas do Ministério dentro do Rio de Janeiro, através do acompanhamento de como essa economia está se desenvolvendo dentro do Estado. Além disso, Laís afirma também que “ ;a Secção é aberta as demandas tanto do movimento da economia solidária, quanto da sociedade civil, quanto de qualquer pessoa que tenha vontade de se informar a respeito.”

Para finalizar esse processo de sistematização, está prevista a realização de uma 2ª Oficina Nacional para julho deste ano. Durante a oficina, serão compartilhados os resultados da sistematização de todos os Estados. Esses resultados deverão ser compilados em uma publicação que contenha as experiências e aprendizagens de cada um dos núcleos e viabilize um olhar mais apurado sobre a política como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário