2010 foi um ano de atividades intensas para a equipe do NEATES. Em nossa primeira visita a reunião do FCP – Fórum de Cooperativismo Popular, não imaginávamos que estabeleceríamos uma relação tão intensa com diversos personagens da Economia Solidária.
O NEATES hoje faz parte do Grupo de Trabalho de Comercialização do Fórum Estadual do Rio de Janeiro e teve sua estréia como parceiro do movimento de Economia Solidária no Festival Microrregional e Estadual de Economia Solidária que aconteceu na Cinelândia.
Estivemos presente nas conferências Estadual e Nacional. Que foi fundamental para nossa integração com o movimento e os outros programas de Economia Solidária.
As Jornadas de Estudo movimentaram os Municípios do Estado, onde pudemos apresentar para diversos artesãos e empreendimentos os conceitos de Economia Solidária e esclarecer os pontos de assessoria técnica do NEATES.
Nestas atividades levamos conosco a Secretaria Executiva do Fórum Estadual, lideranças do movimento, a Seção de Economia Solidária e interação entre diferentes secretarias.
Já desenvolvemos um banco de dados com aproximadamente 1.600 contatos e estabelecemos contato direto com mais de 20 municípios.
Em parceria com o CEDAC e CRESOL no final do ano realizamos o I Seminário de Políticas Públicas na Baixada Fluminense.
Nestes sentido dividimos o vídeo que desenvolvemos para vocês visualizarem as atividades.
.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Retorspectiva 2010 - NEATES /RJ
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
III JORNADA DE ESTUDO DA REGIÃO SERRANA - FRIBURGO
Convidamos para a última Jornada de Estudo na Região Serrana. A atividades acontecerá na próxima segunda-feira.
Saudações Solidárias.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
I Seminário de Politicas Públicas de Economia Solidária na Baixada Fluminense.

Neste sentido, em parceria com o CEDAC que está realizando atividades de formação em Economia Solidária na Baixada Fluminense e têm grande tradição no movimento; decidimos aproveitar este momento de efervescência para convidar estes gestores, e outros que já estejam desenvolvendo ações nesse campo, para um seminário de formação e troca de experiências em políticas públicas de economia solidária.
No dia 06 de Dezembro de 2010, terça-feira, será realizado o I Seminário de Políticas Públicas em Economia Solidaria na Baixada Fluminense, um seminário de formação e troca de experiências sobre políticas públicas de economia solidária.
Irão participar do seminário organizações dos três segmentos que compõem os fóruns de economia solidária, mas o público prioritário são gestores públicos dos municípios da Baixada Fluminense e das demais cidades do Rio de Janeiro.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
II Jornada do Pólo Norte Fluminense em Macaé
Em Macaé a Jornada foi marcada, além do conteúdo, onde muitos puderam esclarecer suas dúvidas e perceber melhor a utilização das ferramentas de gestão, pelo delicioso feijão servido no almoço.
O Evento que faz parte das ações do NEATES onde são divulgados conceitos de gestão e economia solidária. Após os três encontros perceberemos a importância de planejar nossas iniciativas e desmistificamos as praticas de gestão, que podem ser mais fáceis e eficientes do que imaginamos.
Na Jornada de Macaé, estiveram presentes lideranças populares de Macaé que estão se organizando para montar o Fórum Municipal de Economia Solidária. Ficou encaminhado que em Janeiro será realizada a primeira reunião do Fórum Economia Solidária de Macaé.
NEATES abre série de Jornadas no polo Serrano !
O Evento que foi acolhido por um lindo cenário, digno de uma grande festa, como a Economia Solidária, contamos com a Participação maciça dos empreendimentos de Teresópolis e um delicioso café da manhã.
A I Jornada de Estudos do Pólo Serrano em Nova Friburgo contou com a Participação de
Os temas para discussão como apresentação da Economia Solidária, renda e emprego e alternativas de emprego e renda, ficou por conta do Giovani Miguez.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Inscrições para o NEATES !!!

O NESTES está em pleno vapor! Já visitamos o Estado do Rio de Janeiro de ponta a ponta, conhecemos muitas pessoas e estamos levando a discussão da Economia Solidária para muitos municípios.
São grandes os desafios e muitos os empreendimentos que estão com força para superar os obstáculos e se preparar para uma nova maneira de negócios!
É chegado o momento de recebermos as indicações para os grupos que receberão a assessoria técnica do NEATES.
Serão 150 empreendimentos em todo estado do Rio de Janeiro!
Faça a sua inscrição, participe desta nova forma de fazer negócios!!
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
III Jornada de Estudos em Silva Jardim

Temos o prazer de convidá-los (as) para a última Jornada de Estudo do Pólo Litorâneo, no município de Silva Jardim. Contaremos com a troca inestimável da Prefeitura sobre a Moeda Social, lançada em evento essa semana, além da oficina sobre Gestão de Negócios e Comunicação e Marketing.
Saudações Solidárias.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Ultima chamada para apresentação do NEATES!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Jornadas do Pólo Serrano

Na I Jornada de Estudos em Nova Friburgo, faremos uma introdução a Economia Solidária, também falaremos de alternativas de trabalho e renda.
Contamos com a presença de todos neste evento!
Vamos fortalecer esta nova maneira de fazer negócios!
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Apresentação aberta aos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

A equipe do NEATES já esteve presente em diversos municípios. Visando abranger o maior número de empreendimentos estamos convidando a todos os interessados para uma conversa no dia 09 de Novembro na Rua General Justo, 275/ 516 BL II das 10h ás 13h.
Contamos com a sua presença!
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
II Jornada de Estudos em Cabo Frio
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
II Jornada de Estudos do Pólo Litorâneo

A Jornada dará continuidade as atividades da I Jornada em Rio das Ostras e um preparativo para a III Jornada que será realizada em Silva Jardim.
Em breve colocaremos aqui, fotos e a descrição dos resultados desta iniciativa que vai deixar o Estado do Rio de Janeiro mais Solidário.
Participem!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Jornada de Estudos Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes recebeu a primeira jornada de estudos do Pólo Norte Fluminense. O evento foi realizado no Palácio da Cultura e reuniu aproximadamente 140 pessoas, entre elas estavam representantes de empreendimentos coletivos e individuais, representantes do poder público e instituições parceiras.
O Evento começou com um café da manhã onde os grupos da região puderam confraternizar e se conhecendo um pouco. Depois cada um teve a oportunidade de se apresentar e descrever um pouco da sua atividade. No início todos ficaram com vergonha, mas aos poucos tudo foi entrando no lugar e começaram a exibir amostras de trabalhos, salvas de palmas e criar um clima de grande diversão.
Para começar a pensar em Economia Solidária, o professor, Maurício Fabião distribuiu bolas de encher para todos e pediu para cada um encher a sua. Com as bolas cheias, os participantes tiveram que manter-las suspensas no ar e aos poucos, ao comando de Maurício Fabião, alguns participantes foram se afastando e suas bolas tiveram que ser sustentadas por seus colegas. Foram muitas bolas que caíram no chão e estouraram. Assim, eles puderam perceber a importância de cada um fazer a sua parte para que o conjunto se fortaleça.
Deste ponto em diante foi colocado o conceito de Economia Solidária, seu contexto dentro da história e começaram a discutir os conceitos de preço, praça, produto e propaganda. Desenvolveram uma tabela para inserir as informações. Quando eles, já estavam com os conceitos dos 4 P’s fixados, foi dado o próximo passo: a FOFA – Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça da Economia Solidária.
A FOFA do pólo Norte Fluminense foi muito rica e com uma discussão madura, comprovando a experiência e o conhecimento que a maioria do grupo tem e que muitas vezes é subestimada.
Ao longo do dia, tivemos diversos convidados que falaram e se comprometeram com a Economia Solidária. A Lais Ziegler da SRTE/ Seção de Economia Solidária, a Eliana Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Família e Assistência Social em Campos, a Nilza Portela coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF, a Beatriz Morais Rocha coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Trabalho e Renda de Macaé.
Os principais encaminhamentos ao fim da Primeira Jornada de Estudos do Pólo Norte Fluminense foi a criação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Campos que se reunirá no dia 26 de outubro no auditório da UENF, a Secretaria da Família e Assistência Social irá realizar um Festival de Economia Solidária em Novembro, se comprometendo em realizar no mínimo 4 edições do evento e ainda, propuseram a conversar para estudar a possibilidade de desenvolver uma moeda social no município.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Visita da SENAES ao NEATES/RJ
.jpg)
Na reunião do Comitê estiveram presentes, a Joyce Braga da Casa da Acolhida do IMS, o Antônio Oscar da SOLTEC e Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária, Margareth Azevedo do Fórum de Rio das Ostras, Elizabeth do Fórum de Nova Iguaçu e Clarice do Fórum Leopoldina. Ainda na Reunião contamos com o Milton da SENAES, o Fábio muller e Roselene Souza do CIEDS.
Na parte da tarde, fomos visitar
.jpg)
.jpg)
“O trabalho que vocês desenvolvem aqui é fabuloso, vocês não podem parar!” Exclamou Milton.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
I Jornada de Estudo do Pólo Norte Fluminense

A Jornada de Estudos de Campos dos Goytacazes conta com o apoio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, que também proporcionará uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos do CRAS do Municipio.
Nas jornadas de Estudos entenderemos melhor as ações do NEATES e andaremos juntos para fortalecer esta rede solidária que beneficiará muitos empreendimentos em todo estado do Rio de Janeiro.
Conto com a presença de vocês!
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
NEATES EM FRIBURGO!
NEATES em Teresópolis!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Relatório Final da IV Plenária Nacional - FÓRUM BRASILEIRO E ECONOMIA SOLIDÁRIA / FBES
Caros Empreendimentos e todos (as) que se interessam pela ECONOMIA SOLIDÁRIA!
Divulgo o site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES no qual se encontra o Relatório Final da IV Plenária Nacional.
http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1404&Itemid=149
Abrirá com o texto abaixo, logo acessem no campo CLIQUE e o relatório estará a sua disposição. É necessário que os computadores tenham um programa intitulado PDF.
Boa Leitura a todos (as)!
Relatório final da IV Plenária Nacional
Acesse o relatório completo com todas as deliberações da IV Plenária Nacional de ES, lista de participantes e outros anexos!
Clique aqui para ter acesso ao relatório.
domingo, 26 de setembro de 2010
NEATES tece a rede da Economia Solidária na Região Litorânea
Parceiros certos em Cabo Frio
Em Cabo Frio, um bem te vi assoberbado, protegendo seu ninho, anunciou, logo de manhã, que o dia seria bom. O bichinho quase atropelou Sergio Pereira, que fazia seu caminho para a sua primeira visita.
Sergio visitou a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio para apresentar o NEATES. Ele conversou com a Secretária, Olivia Singh de Andrade Sá, e com Cláudia Magalhães e Ricardo Guadagnin, do corpo técnico da Secretaria.
Após a apresentação das ações do NEATES, a Secretária Olivia Singh manifestou o interesse de integrar Cabo Frio estar ao NEATES e participar da Jornada de Economia Solidária em Rio das Ostras, ainda afirmou que gostaria de ser informada das agendas das outras jornadas, pois tentará estar ou se fazer presente nos eventos.
A Secretária solicitou um novo encontro, dessa vez reunindo representantes de empreendimentos do município e outros Secretários. O encontro acontece na quarta-feira, 22 de setembro. Entre outras coisas, deverá ser marcada a data para uma segunda jornada de estudos, a ser realizada em Cabo Frio.
NEATES tece a rede da Economia Solidária na Região Norte
Em Macaé, visita ao MST
Macaé, 17 de setembro. O dia começa muito quente, mesmo com o vento que sopra do mar. Julia Schaefer , alemã, voluntária da AFS Intercultura Brasil, que integra a equipe do NEATES, sente, especialmente o impacto do sol na pele clara.
Em Macaé, um dos destinos de Sergio e Julia é o Assentamento Celso Daniel, criado em 2002, e que hoje é composto por 205 famílias do Movimento dos Sem Terra, MST.
A Secretaria de Trabalho e Renda disponibilizou um carro, o que facilitou a tarefa da dupla.
No assentamento, Sergio e Julia foram recebidos por Gaúcho, liderança do movimento em Macaé. Gaúcho se mostrou interessado no tema da Economia Solidária e quer efetivamente se integrar ao NEATES com os outros empreendimentos da região.
O assentamento sobrevive basicamente de programas do governo federal. Cada família tem dez hectares de terra para explorar da forma que considerarem melhor. Segundo o Gaúcho “cada um tem o seu saber e partindo do seu saber que eles vão desenvolver suas terras, agente precisa de melhorar para poder fazer melhor”. E seguindo a tese, todas as oportunidades de capacitação e formação são importantes para os assentados.
O assentamento vive da agricultura familiar, e está investindo no processo de qualificação para integrar o Projeto de Merendas Escolares, que determina que 30% da compra de alimentos da Prefeitura tem que ser feita junto à agricultura familiar. Sergio Pereira fala do processo: “Eles já passaram pelo primeiro passo que é o programa de PAA – Programa de Aquisição Alimentar, onde o Governo federal faz compras de R$3 mil e R$9 mil. Os produtores que conseguem cumprir as metas e prazos podem partir para o segundo passo, que é o PR Doação, onde o Governo Federal compra para doar alimentos para as instituições da região. O assentamento está nessa fase. Depois de completar esse ciclo, eles vão poder passar para a venda dos alimentos destinados a merenda escolar”.
Paraíso na Serra
No sábado nublado, Sergio e Julia sobem a serra para chegar a Barra do Sana, último distrito de Macaé, com três mil moradores. Sergio observou que o lugar é tão bucólico, que a impressão é que a qualquer momento uma fada ou um duende vai sair da floresta.
O ponto final da Kombi é na Feira Social de Integração, um espaço com 17 lojas, brinquedos para as crianças, salas de oficinas, onde são realizados cursos de música com atividade a semana toda.
Quem recebe a equipe é Fausto, artesão, morador de Sana há 17 anos e um dos fundadores da Associação de Artesãos do Sana. É Fausto que faz a mediação com outros artesãos e moradores. O primeiro foi Seu Pedro da agricultura familiar. Depois Maria Rosa, que faz sabonetes de argila e o Marcelo que cria máscaras e bonecos da cultura rastafári.
Sergio e Julia conversaram com cada artesão sobre o NEATES , falando das ações do projeto e objetivos. Alguns já haviam escutado falar de Comércio Justo, porém não sabiam muita coisa de Economia Solidária.
Pelo menos dez representantes da região garantiram presença na I Jornada de Estudos de Economia Solidária. A Secretaria de Trabalho e renda de Macaé já garantiu o transporte do grupo.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
GALERA CHEGOU A HORA! O NEATES ESTÁ DEBUTANDO NA REGIÃO LITORÂNEA EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS!!!

Prezados,
O NEATES – Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro tem o prazer de convidá-los para a I Jornada de Estudo que será realizada no dia 24 de Setembro, em Rio das Ostras.
A Jornada de Estudos de Rio das Ostras conta com o apoio da Secretaria de Bem Estar Social.
Nas Jornadas de Estudos entenderemos melhor as ações do NEATES e andaremos juntos para fortalecer esta rede solidária que beneficiará muitos empreendimentos em todo Estado do Rio de Janeiro.Conto com a presença de vocês!
Atenciosamente,
Equipe NEATES.