O foco do evento foi o direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável. Ao final da conferência foi elaborado um documento com as definições de políticas públicas de reconhecimento do direito à economia solidária em nível municipal, estadual e federal.
Kalina ressalta que o encontro possibilitou a articulação com os alguns gestores públicos presentes ao encontro. “Conhecemos também as lideranças do movimento EcoSol, do Estado do Rio de Janeiro, e encontramos os companheiros que coordenam o NEATES do Rio Grande do Norte. Grande encontros como esse são sempre férteis e positivos para um projeto como o NEATES, que se fundamenta na articulação e na integração solidária”, avalia Kalina.
Os focos da Economia Solidária, a partir de três grandes eixos, os participantes da conferência se dividiram em subgrupos.
O Eixo II direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade como modelo de desenvolvimento”. Kalina Lígia Honório participou do grupo que discutiu as formas organizativas dos empreendimentos, abordando a legislação, as formas de gestão e os deveres.
O Eixo III propôs a discussão Organização do Sistema Nacional de Economia Solidária. Sergio Pereira, na discussão desse Eixo, participou do debate sobre o texto que define as condições que o movimento aponta como ideais para a criação de fundos e conselhos de economia solidária, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Sergio atuou também como Secretário da Plenária do Eixo.
Os grupos temáticos acrescentavam destaques nos textos que foram tirados das conferências estaduais, para serem votados nas mini-plenárias e encaminhados para a grande plenária.
O evento conseguiu reunir um número expressivo de delegações, dobrando o número de participantes que estiveram presentes na I CONAES. Foram votados todos os destaques apresentados durante as reuniões dos grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário