.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


Pontos Solidários fazem visita guiada aos painéis de Cocco Barçante na Fashion Business

Artesãos dos Pontos Solidários de Manguinhos, Santa Marta e Cidade de Deus vão fazer uma visita guiada aos painéis artesanais e coleções do artista plástico Cocco Barçante expostos na Fashion Business, maior bolsa de negócios de moda da América Latina. A visitação será realizada no dia 11, no Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro.

Esses artesãos fizeram parte de uma oficina de design ministrada pelo Cocco Barçante e promovida pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (NEATES). O objetivo da visita é oportunizar a esses artesãos um acesso diferenciado ao evento, terreno fertil de criatividade, onde são veiculadas as principais tendências e inovações e técnicas artesanais.

Cocco Barçante e a sustentabilidade

O projeto Sentimentos do Rio, iniciado em 2002 por Cocco Barçante, tem como principal característica retratar em painéis artesanais e coleções, as formas e cores dos bairros cariocas, a cultura e a beleza da cidade do Rio de Janeiro. O reaproveitamento de retalhos de tecidos no processo de criação das coleções e o uso de embalagens em PET para os produtos agregam ao trabalho o conceito de responsabilidade e sustentabilidade ambiental. Suas obras de artes estarão em exposição na 19ª edição do Senac Rio Fashion Business entre 10 e 13 de janeiro.

A produção do painel foi compartilhada com o Grupo Bordadeiras de Natividade (Natividade/RJ); com as artesãs Teresinha Justo, líder comunitária da Cidade de Deus; Lourdes de Jesus, líder comunitária do Santa Marta; e Jandira, artesã da ONG Criola.

CRAS Monte Alegre marca presença

O grupo de artesanato Arte em Ação do CRAS Monte Alegre, grupo que tambem foi assessorado pelo NEATES, também participa do Fashion Business. Os artesãos estarão apresentando a sua coleção outono/inverno, representando o município de Cabo Frio. A instrutora Luiza Lourenço Crisóstomo deu seu toque de estilo nessa coleção, doando seu talento e tempo ao projeto por ver nele o resgate da cidadania e por acreditar no potencial das mulheres que dele fazem parte.

O Arte em Ação está no Núcleo Criativo da Moda: Araruama/Cabo Frio ao lado do Lounge da FECOMERCIO. Para conhecer o trabalho das artesãs do Arte em Ação, acesse nosso catálogo de Empreendimentos de Economia Solidária do Estado do Rio de Janeiro aqui no blog.

Para conferir as fotos da visitação clique no link abaixo.

https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=020f8a847ffec6ba&resid=20F8A847FFEC6BA!156&parid=20F8A847FFEC6BA!141&authkey=!ALPtKi5AzYjDaXQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário