.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Seminário marca encerramento de atividades do NEATES

O Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários (NEATES) encerrou suas atividades no dia 30 de novembro, com o II Seminário de Economia Solidária. O workshop reuniu empreendedores e autoridades para promover trocas de experiências, traçar desafios nacionais e integrar uma rede de pessoas em torno da Economia Solidária. O evento aconteceu durante todo o dia e contou com três mesas redondas, além da apresentação do balanço de ações do NEATES.

A abertura dos debates foi feita pela coordenadora-executiva do CIEDS, Roselene Souza, e pela superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Silvana Santos. Para Roselene, este tipo de evento serve principalmente como um momento de troca. “Não é possível fazermos um seminário que discuta Economia Solidária apenas apresentando os resultados do projeto. É importante também ouvirmos as próprias pessoas que estão envolvidas nesse processo: os profissionais que atuaram junto aos empreendimentos e os empreendedores beneficiados pelo programa”, observou.

Na primeira parte do encontro, realizada pela manhã, foram esclarecidos quais são os pilares da Economia Solidária e sua importância para a sociedade atual, destacando o NEATES como peça fundamental no processo de amadurecimento, gestão e assistência técnica dos empreendimentos. “O nosso trabalho com os empreendimentos é ajudá-los a escrever a sua própria história. Parte do princípio de que moderando, dando informação e conteúdo para os empreendedores, eles podem ser independentes e capazes de escrever a sua própria história”, comentou o gestor Sérgio Pereira. Após feito o balanço do projeto dos dois anos de atividades, Sérgio Pereira e Antoni de Valle, representante do Instituto de Tecnologia da Petrobras, entregaram os certificados e os computadores para os 15 empreendimentos que participaram do curso de informática básica. A boa notícia é que a parceria com a Petrobras foi renovada para o ano que vem, quando beneficiará mais duas turmas.

Para fechar a primeira parte da exposição do Seminário, empreendedores e profissionais que atuaram diretamente do NEATES compartilharam sua experiência na mesa “Assessoria Técnica e Empreendimentos Econômicos e Solidários uma relação de diálogo”.

Novas discussões na parte da tarde

A segunda metade do workshop, que aconteceu na parte da tarde, focou em debater o modelo atual de desenvolvimento econômico e a necessidade de se ajustar a esse modo de vida proposto pela Economia Solidária. Para Vital Filho, diretor de fomento à Economia Solidária da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, é importante a garantia de modelos econômicos inclusivos que atuem de forma contínua na sociedade. “Nós temos que garantir um programa de assessoramento técnico ininterrupto. Não podemos ter um projeto muito bom que depois de um ano e meio termine deixando esses empreendimentos órfãos”, disse durante a mesa “Economia, Cultura e Solidariedade”. A última exposição do Seminário, “Sustentabilidade - Ações integradas e parcerias e outros movimentos”, reuniu José dos Santos, Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Zadelene Zaro, representante dos Centros de Formação em Economia Solidária (CFES), e Frederico Cardoso, coordenador executivo do Programa Cine Mais Cultura.
Enquanto José dos Santos ressaltou a importância de se modificar o modo de vida, e não apenas mudar ações isoladas, Frederico Cardoso debateu como criar uma nova economia audiovisual frente ao modelo de produção industrial. Para Zadelene Zaro (do CFES), a solução para estas questões é pensar as políticas públicas de forma integrada. “Nós somos processos integrados, não somos saúde separado do processo educativo, trabalho separado da saúde. Nós somos seres humanos integrais e precisamos, portanto, que as políticas nos atendam de forma integral como humanos”, destacou.

Paralelamente às discussões, foi realizado o último dia da Feira de Economia Criativa e Solidária, que juntou os artesãos do programa durante os dias 28, 29 e 30 de novembro. Nos três dias de evento, os empreendedores das 50 barracas conseguiram comercializar seus produtos da Economia Solidária e arrecadaram R$10.692,90. Além da venda de artesanato, a Feira promoveu performances artísticas dos Pontos de Cultura. No dia 30, se apresentaram o Grupo Cultural Jongo da Serrinha e a Bateria Mirim do Grupo aos Pés do Santa Marta.

Na opinião do gestor do projeto, Sérgio Pereira, o programa parece que não terminou, que ainda tem vida. “O NEATES é tão intenso e articulado que para mim ele ainda tem vida. Não estou com a sensação de dever cumprido, porque temos muito para fazer”, avaliou.

Um comentário:

  1. Maravilhoso evento! Estamos honradas em participar. E você, Sérgio, que bom não estar com sensação de dever cumprido. O trabalho de vocês enriquece muito nosso caminho.
    Bjs
    Karla - Casa da Mãe Joana - Fórum de Campos

    ResponderExcluir