.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

II Seminário do NEATES/RJ





É com grande alegria que convidamos a todos para participar do II Seminário do NEATES/RJ!

Este seminário será um lugar repleto de oportunidades e de encontros! Teremos uma rica programação cultural, exposição e comercialização de produtos!

O cenário deste evento não poderia ser diferente: O Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro.

Contamos com a presença de todos vocês!!!


Baixe a ficha de inscrição na clicando na imagem e envie para o e-mail neates@cieds.org.br.




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NEATES dá assessoria a Conferência de Economia Solidária de São Gonçalo

CIEDS / NEATES e representantes do governo federal, além de executivo e legislativo de São Gonçalo


O Fórum Municipal de Economia Solidária de São Gonçalo, com apoio do NEATES, realizou nos dias 14 e 15 de outubro a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de São Gonçalo. O objetivo do evento foi propor novos instrumentos para o avanço do setor, bem como eleger representantes para atuarem no Conselho Municipal de Economia Solidária.

No dia 14 foi realizada a abertura do evento, com um balanço das iniciativas de economia solidária na cidade, com participação das Secretarias municipais de Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Trabalho, também apoiadores da realização. Além deles estiveram presentes membros da Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e o Presidente do Banco Comunitário do Preventório.


Já no segundo dia, foram formados grupos de discussão com empreendedores da área, instituições de apoio e representantes do governo, que elencaram propostas para o desenvolvimento da economia solidária em São Gonçalo. Algumas iniciativas eleitas por eles para serem levadas para o Conselho Municipal foram: criação de um centro de divulgação, comercialização e formação dos empreendimentos de São Gonçalo; criação de um fundo para apoiar os trabalhos produzidos; mapeamento dos empreendimentos da cidade e criação de formas de integração entre eles. Foram eleitos também profissionais dos setores participantes da conferência para atuarem no Conselho Municipal de Economia Solidária de São Gonçalo, entre eles Sérgio Pereira, gerente do projeto NEATES.

De acordo com Lucídia Cruz, da secretaria executiva do Fórum Municipal de Economia Solidária de São Gonçalo, o encontro superou as expectativas: “Tivemos que adiá-lo algumas vezes e passamos por muitas dificuldades ao longo da execução desta conferência. Mas estamos supersatisfeitos porque todos estão elogiando o nível de qualidade da discussão dos grupos. Acredito que essas pautas vão ter desdobramentos e vão gerar um olhar diferente para o Fórum, como um espaço que realmente pode trazer benefícios para a cidade”, observou Lucídia.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NEATES promove aulas de informática básica com voluntários da Petrobras



O NEATES dá mais um passo em sua assessoria técnica para empreendimentos de economia solidária, com aulas de informática para 15 grupos do projeto. A atividade é realizada em parceria com a Petrobras, por meio de seu Núcleo de Responsabilidade Social de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, e engloba 40 horas de formação básica, com instruções sobre editores de texto, planilhas, Internet e Cirandas (software no qual os empreendimentos podem incluir informações sobre seus serviços e divulgá-los na web).



Essa iniciativa também faz parte do Programa de Voluntariado Corporativo da Petrobras. A empresa atua promovendo capacitação para seus funcionários, que passam a dar as aulas voluntariamente, e fornecendo material didático, pendrive, lanche e transporte para os alunos do curso.



“Essas aulas são fundamentais para os empreendimentos, pois é uma forma de instrumentalizar a sobrevivência e a competitividade deles”, ressalta Sérgio Pereira, gestor no NEATES.


Já Mônica Coelho, coordenadora dessa ação da Petrobras, explica que o projeto também é muito significativo para os funcionários da empresa: “Nossos funcionários tem a oportunidade de conhecer uma realidade social diferente. Além disso, experimentam a criatividade e o exercício de uma atividade diversa do dia a dia do trabalho. É uma experiência muito boa”.

Aneilda dos Santos, aluna da formação e integrante do grupo Artesãs de Saracuruna, destaca o benefício das aulas: “No meu grupo não temos computador, nem sabemos usar. Com o curso vamos aprender e poderemos divulgar nosso trabalho”.


A formação está sendo realizada todas as quartas-feiras no Colégio Graham Bell, na Tijuca. Outros parceiros dessa iniciativa são o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que disponibilizará o acesso dos alunos ao software Cirandas; o Centro de Formação em Economia Solidária (CEFES); o Laboratório de Informática para a Educação (LIpE) e a UFF, que participaram da capacitação dos voluntários da Petrobras.