.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

terça-feira, 29 de março de 2011

terça-feira, 22 de março de 2011

Professor Paul Singer confirma presença no Seminário de Sensibilização em Economia Solidária


No dia 7 de abril de 2011, quinta feira, no prédio da SRTE será realizado o Seminário de Sensibilização em Economia Solidária. O evento reunirá diversos gestores públicos com o objetivo de sensibilizar os gestores para as necessidades da Economia Solidária e discutir as possibilidades de desenvolver políticas públicas de fomento e fortalecimento desta nova maneira de fazer economia.

O evento iniciará com a palestra do professor Paul Singer “A Economia Solidária no Brasil e as Políticas Públicas”. Em seguida, a Deputada Estadual Inês Pandeló fará uma apresentação da Lei Estadual de Fomento a Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro.

A parte da tarde será destinada a troca de experiências, com um painel onde o Secretário Marcelo da Costa da SEDES/RJ e a Secretária Vera Lúcia Garcia da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Indústria de Silva Jardim falarão das suas experiências em políticas públicas. Depois, Sandra Praxedes, Secretária Executiva da Rede Nacional de Gestores Públicos apresentará a plataforma e funcionamento da rede.

NEATES DO RIO JANEIRO REALIZA PROCESSO DE SISTEMATIZAÇÃO


O Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro recebeu a visita da Assessora Técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, Oraida Parreiras, durante os dias 02 a 04 de março deste ano, na sede do Cieds.

Oraida se reuniu a equipe técnica do NEATES para dar início ao processo de sistematização das experiências do Núcleo no Rio de Janeiro. Esse processo foi acordado durante a 1ª Oficina Nacional para Sistematização de projetos, no âmbito da Ação de Fomento a Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Cooperação Econômica Solidária, realizada em dezembro do ano passado, em Brasília.

De acordo com Oraida, esse processo objetiva conhecer melhor a ação de assessoria técnica para aperfeiçoar as políticas do Plano Plurianual da SENAES. “Quando se fala em sistematização a gente pensa em avaliação, embora muito parecidos, são processos diferentes. A avaliação foca mais na quantidade e na qualidade dos resultados e a sistematização foca a experiência. Então, a idéia é extrair de tudo o que foi feito pelo NEATES Rio de Janeiro, por exemplo, quais são as aprendizagens que a gente pode tirar dessa experiência” – afirma a Assessora Técnica da SENAES.

O Rio de Janeiro é o segundo Estado, dentre os quatro que estão participando desse projeto piloto junto à SENAES, a realizar esse processo de sistematização. O primeiro foi o Rio Grande do Sul e, em seguida, a sistematização ocorrerá em São Paulo e Rio Grande do Norte.

Quando questionada sobre as semelhanças e particularidades das experiências do NEATES nos quatro Estados, Oraida afirma que “o movimento da economia solidária não é homogêneo, nem deveria ser”. Embora essa sistematização esteja no início, ela afirma já ter percebido diferenças e convergências entre essas experiências. No entanto, observa que será necessário avançar mais na sistematização de todos os Estados para completar esse mapeamento.

Lais Gomes Ziegler, representante da Secção de Economia Solidária da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, também esteve presente durante o processo de sistematização. Dentro da Secção, Laís afirma não haver um mapeamento concluído dos empreendimentos econômicos solidários do Estado. Segundo ela, existe uma base de dados que já começou a ser fomentada, através da iniciativa do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, e está em processo de construção. Essa construção ocorre mediante o acompanhamento dos Fóruns e pré-Fóruns de economia solidária, de quem está surgindo nesse cenário e, inclusive, dentro das experiências do próprio NEATES. Nesse sentido, a Secção de Economia Solidária da SRTE trabalha para aproximar e integrar as políticas do Ministério dentro do Rio de Janeiro, através do acompanhamento de como essa economia está se desenvolvendo dentro do Estado. Além disso, Laís afirma também que “ ;a Secção é aberta as demandas tanto do movimento da economia solidária, quanto da sociedade civil, quanto de qualquer pessoa que tenha vontade de se informar a respeito.”

Para finalizar esse processo de sistematização, está prevista a realização de uma 2ª Oficina Nacional para julho deste ano. Durante a oficina, serão compartilhados os resultados da sistematização de todos os Estados. Esses resultados deverão ser compilados em uma publicação que contenha as experiências e aprendizagens de cada um dos núcleos e viabilize um olhar mais apurado sobre a política como um todo.

sexta-feira, 18 de março de 2011

NEATES REALIZARÁ SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


O Seminário de Sensibilização em Economia Solidária será realizado no dia 07 de abril deste ano, na sede da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, localizada na Av. Presidente Antônio Carlos, nº251 – 12º andar – Ala Norte, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O tema do Seminário será “Políticas Públicas em Economia Solidária”.

O Seminário está sendo organizado pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários – NEATES, juntamente com a Seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Apóiam ainda a organização do evento, o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária - CEDAC, o Centro de Referência em Economia Solidária de Mesquita – CRESOL, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Queimados, a Secretaria de Trabalho de Nova Iguaçu, a Coordenação de Políticas da Igualdade Social de Japeri, as Secretarias de Promoção Social e Turismo, Comércio e Indústria de Silva Jardim, e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário – SEDES, do Rio de Janeiro.

A responsável pela lei que criou o Programa de Fomento à Economia Popular Solidária, a Deputada Estadual Inês Pandeló, a Coordenadora do Programa Osasco Solidária da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e Coordenadora da Rede Nacional de Gestores Públicos, Sandra Praxedes, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Henrique Costa, confirmaram presença no evento, bem como representantes da SEDES e das Secretarias de Promoção Social e Turismo e Comércio e Indústria de Silva Jardim, que compartilharão suas experiências durante o Seminário. Gestores públicos dos municípios de Mesquita, Queimados, Japeri e Nova Iguaçu também vêm apoiando a iniciativa e deverão enviar representantes para o evento.

O Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, também foi convidado.

Em suas ações ao longo do ano de 2010, o NEATES/RJ constatou a necessidade de criar um espaço de diálogo sobre as Políticas Públicas em Economia Solidária. Embora já exista uma Lei que defina as diretrizes do Programa de Fomento à Economia Solidária, através de convênios com municípios, universidades, instituições de pesquisa, financeiras e entidades sem fins lucrativos, o aprofundamento do debate acerca do tema ainda é necessário.

A proposta do NEATES é trabalhar os pontos fundamentais do processo produtivo, com foco na cooperação, no respeito ao meio ambiente, e no valor da criação e gestão de um bem coletivo. O projeto é financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, instituição de utilidade pública, fundada em 1998, com o objetivo de interagir com agentes locais, governos e instituições, contribuindo para sua organização e capacitação.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 25 de março, através do e-mail: neates@cieds.org.br

Informações adicionais sobre o NEATES do Rio de Janeiro podem ser encontradas no site do Cieds (www.cieds.org.br) e no Blog do Projeto (http://neatesrio.blogspot.com/).

quinta-feira, 10 de março de 2011

NEATES do Rio de Janeiro inicia a sistematização de suas ações junto ao Ministério




O NEATES – Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro, receberá a visita da Sra. Oraida Parreiras - Assessora Técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, entre os dias 02 e 04 de março deste ano. O encontro será realizado na sede do CIEDS – instituição executora do projeto, no Rio de Janeiro.

A Assessora Técnica da SENAES irá se reunir com a Coordenação e toda a equipe técnica do Núcleo e a Chefe da Secção de Economia Solidária da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego, Sra. Lais Gomes Ziegler, também estará presente na reunião.

O objetivo do encontro é dar início ao processo de sistematização das experiências do NEATES no Estado do Rio de Janeiro. Para facilitar esse processo, a equipe do Núcleo construiu uma linha do tempo do projeto a partir do lançamento do edital do projeto até o momento. Com base nessa linha do tempo, será possível efetuar uma análise e interpretação crítica de todo o processo a fim de subsidiar o aperfeiçoamento das políticas para assistência técnica a empreendimentos econômicos solidários. Além desse exercício cronológico, serão consideradas também as ações, resultados, intenções e opiniões de todos os envolvidos na experiência.

O Rio de Janeiro é um dos quatro Estados do Brasil, além do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte, que estão participando desse projeto piloto junto à SENAES.