.

O Blog do NEATES/RJ é um espaço para divulgação e promoção das atividades do Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Rio de Janeiro. É também um canal de comunicação direta com os Empreendimentos Econômicos Solidários, que estão convidados a utilizar esse espaço para debates e informações.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Relatório Final da IV Plenária Nacional - FÓRUM BRASILEIRO E ECONOMIA SOLIDÁRIA / FBES

Caros Empreendimentos e todos (as) que se interessam pela ECONOMIA SOLIDÁRIA!

Divulgo o site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES no qual se encontra o Relatório Final da IV Plenária Nacional.

http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1404&Itemid=149

Abrirá com o texto abaixo, logo acessem no campo CLIQUE e o relatório estará a sua disposição. É necessário que os computadores tenham um programa intitulado PDF.

Boa Leitura a todos (as)!

Relatório final da IV Plenária Nacional

Acesse o relatório completo com todas as deliberações da IV Plenária Nacional de ES, lista de participantes e outros anexos!

Clique aqui para ter acesso ao relatório.

domingo, 26 de setembro de 2010

NEATES tece a rede da Economia Solidária na Região Litorânea

Parceiros certos em Cabo Frio

Em Cabo Frio, um bem te vi assoberbado, protegendo seu ninho, anunciou, logo de manhã, que o dia seria bom. O bichinho quase atropelou Sergio Pereira, que fazia seu caminho para a sua primeira visita.

Sergio visitou a Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio para apresentar o NEATES. Ele conversou com a Secretária, Olivia Singh de Andrade Sá, e com Cláudia Magalhães e Ricardo Guadagnin, do corpo técnico da Secretaria.

Após a apresentação das ações do NEATES, a Secretária Olivia Singh manifestou o interesse de integrar Cabo Frio estar ao NEATES e participar da Jornada de Economia Solidária em Rio das Ostras, ainda afirmou que gostaria de ser informada das agendas das outras jornadas, pois tentará estar ou se fazer presente nos eventos.

A Secretária solicitou um novo encontro, dessa vez reunindo representantes de empreendimentos do município e outros Secretários. O encontro acontece na quarta-feira, 22 de setembro. Entre outras coisas, deverá ser marcada a data para uma segunda jornada de estudos, a ser realizada em Cabo Frio.

NEATES tece a rede da Economia Solidária na Região Norte

Em Macaé, visita ao MST

Macaé, 17 de setembro. O dia começa muito quente, mesmo com o vento que sopra do mar. Julia Schaefer , alemã, voluntária da AFS Intercultura Brasil, que integra a equipe do NEATES, sente, especialmente o impacto do sol na pele clara.

Em Macaé, um dos destinos de Sergio e Julia é o Assentamento Celso Daniel, criado em 2002, e que hoje é composto por 205 famílias do Movimento dos Sem Terra, MST.

A Secretaria de Trabalho e Renda disponibilizou um carro, o que facilitou a tarefa da dupla.

No assentamento, Sergio e Julia foram recebidos por Gaúcho, liderança do movimento em Macaé. Gaúcho se mostrou interessado no tema da Economia Solidária e quer efetivamente se integrar ao NEATES com os outros empreendimentos da região.

O assentamento sobrevive basicamente de programas do governo federal. Cada família tem dez hectares de terra para explorar da forma que considerarem melhor. Segundo o Gaúcho “cada um tem o seu saber e partindo do seu saber que eles vão desenvolver suas terras, agente precisa de melhorar para poder fazer melhor”. E seguindo a tese, todas as oportunidades de capacitação e formação são importantes para os assentados.

O assentamento vive da agricultura familiar, e está investindo no processo de qualificação para integrar o Projeto de Merendas Escolares, que determina que 30% da compra de alimentos da Prefeitura tem que ser feita junto à agricultura familiar. Sergio Pereira fala do processo: “Eles já passaram pelo primeiro passo que é o programa de PAA – Programa de Aquisição Alimentar, onde o Governo federal faz compras de R$3 mil e R$9 mil. Os produtores que conseguem cumprir as metas e prazos podem partir para o segundo passo, que é o PR Doação, onde o Governo Federal compra para doar alimentos para as instituições da região. O assentamento está nessa fase. Depois de completar esse ciclo, eles vão poder passar para a venda dos alimentos destinados a merenda escolar”.

Paraíso na Serra

No sábado nublado, Sergio e Julia sobem a serra para chegar a Barra do Sana, último distrito de Macaé, com três mil moradores. Sergio observou que o lugar é tão bucólico, que a impressão é que a qualquer momento uma fada ou um duende vai sair da floresta.

O ponto final da Kombi é na Feira Social de Integração, um espaço com 17 lojas, brinquedos para as crianças, salas de oficinas, onde são realizados cursos de música com atividade a semana toda.

Quem recebe a equipe é Fausto, artesão, morador de Sana há 17 anos e um dos fundadores da Associação de Artesãos do Sana. É Fausto que faz a mediação com outros artesãos e moradores. O primeiro foi Seu Pedro da agricultura familiar. Depois Maria Rosa, que faz sabonetes de argila e o Marcelo que cria máscaras e bonecos da cultura rastafári.

Sergio e Julia conversaram com cada artesão sobre o NEATES , falando das ações do projeto e objetivos. Alguns já haviam escutado falar de Comércio Justo, porém não sabiam muita coisa de Economia Solidária.

Pelo menos dez representantes da região garantiram presença na I Jornada de Estudos de Economia Solidária. A Secretaria de Trabalho e renda de Macaé já garantiu o transporte do grupo.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GALERA CHEGOU A HORA! O NEATES ESTÁ DEBUTANDO NA REGIÃO LITORÂNEA EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE RIO DAS OSTRAS!!!


Prezados,

O NEATES – Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro tem o prazer de convidá-los para a I Jornada de Estudo que será realizada no dia 24 de Setembro, em Rio das Ostras.

A Jornada de Estudos de Rio das Ostras conta com o apoio da Secretaria de Bem Estar Social.

Nas Jornadas de Estudos entenderemos melhor as ações do NEATES e andaremos juntos para fortalecer esta rede solidária que beneficiará muitos empreendimentos em todo Estado do Rio de Janeiro.

Conto com a presença de vocês!

Atenciosamente,

Equipe NEATES.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CONFIRA AS FOTOS DA REUNIÃO DOS FÓRUNS....

Reunião com os Fóruns da Zona Norte/Sul e da Zona Oste.

GALERIA DE FOTOS DA EQUIPE DE RIO DAS OSTRAS!

Articulação com a Secretaria Municipal de Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras:



Articulação com a Secretaria Municipal de Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras:

GALERIA DE FOTOS DA EQUIPE DE MACAÉ!

Articulação com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé.



GALERIA DE FOTOS DA EQUIPE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES!

Articulação Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Campos dos Goytacazes.







FOTOS DO FÓRUM LOCAL DA LEOPOLDINA

1ª Reunião com o Fórum Local de Economia Solidária da Leopoldina.





ÁLBUM DO FÓRUM DE NOVA IGUAÇU!

1ª Reunião com o Fórum Municipal de Economia Solidária de Nova Iguaçu.





GALERIA DE FOTOS DO NEATES, CONFIRA!

A galeria de foto objetiva socializar as fotos das atividades realizadas pela equipe.

1ª Reunião com o Fórum Estadual de Economia Solidária no CEDAC no dia 20.02.10.





I JORNADA DE ESTUDOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA REGIÃO LITORÂNEA SEDIADA POR RIO DAS OSTRAS


Caros,

O NEATES – Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro tem o prazer de convidá-los para a I Jornada de Estudo que será realizada no dia 24 de Setembro, em Rio das Ostras.

A jornada de Estudos de Rio das Ostras conta com o apoio da Secretaria de Bem Estar Social.

Nas jornadas de Estudos entenderemos melhor as ações do NEATES e andaremos juntos para fortalecer esta rede solidária que beneficiará muitos empreendimentos em todo estado do Rio de Janeiro.

Conto com a presença de vocês!

Saudações Solidárias,

Equipe NEATES.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA - IEES/UFF

A Equipe do NEATES participou do Curso de Extensão “Economia Solidária: Formando Formadores” pela Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária – IEES/UFF no período de 16 à 20 de agosto de 2010.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NEATES 2010

No calendário de atividades do NEATES os leitores poderão acompanhar passo-a-passo a rotina da equipe técnica. As viagens realizadas aos municípios para implantação do projeto, as jornadas de estudos, as assessorias técnicas, as reuniões do Comitê Gestor, participação em reuniões e em grupos de trabalho.
Confira as atividades, e se quiser poderá ler postagem sobre as atividades.

AGENDA DE JULHO DE 2010

12 - Atividade na Região Metropolitana: Fórum Jacarepaguá;
14 - Atividade na Região do Médio Paraíba: Pré-Fórum Pinheiral;
16 - Atividade na Metropolitana: Fóruns: Zona Norte e Sul e Zona Oeste;
20 - Atividade na Metropolitana: Fórum Mesquita e Fundação do Fórum Belford Roxo;
21 - Atividade na Região Metropolitana: Fórum Nova Iguaçu;
22 - Atividade na Região Metropolitana: Fórum da Leopoldina;
23 - Atividade na Região da Costa Verde: Fóruns de Angra dos Reis e Mangaratiba;
27 - Atividade na Reunião do Fórum Estadual de Economia Solidária;

AGENDA DE AGOSTO DE 2010

04 - Atividade na Região Metropolitana:Fórum de Nova Iguaçu;
05 – Atividade na Região Norte, Litorânea e Costa Verde: Municípios de Quissamã, Campos Goytacazes, Rio das Ostras, Casemiro de Abreu e Paraty;

06 - Região Norte e Litorânea: Municípios de Quissamã, Campos Goytacazes, Rio das Ostras e Casemiro de Abreu;

07- Atividade na Região Metropolitana: Fórum de Nova Iguaçu;
10- Grupo de comercialização e Reunião com a ANTEAG;
16- Atividade na Região Metropolitana: Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção da Violência – SEMASPV de Nova Iguaçu e Economia Solidária: Formando Formadores IEES/UFF;

17- Atividade na Região Norte: Município de Campos Goytacazes e Cusro de Economia Solidária: Formando Formadores IEES/UFF;

18 - Economia Solidária: Formando Formadores IEES/UFF;
19 - Economia Solidária: Formando Formadores IEES/UFF;
20 - Economia Solidária: Formando Formadores IEES/UFF;
21 - Coletivo Estadual do Rio de Janeiro: II Oficina de Formação Santa Teresa;
22 - Coletivo Estadual do Rio de Janeiro: II Oficina de Formação Santa Teresa;
23 - Região do Médio Paraíba:Volta Redonda;
25 - Região Serrana:Teresópolis;
26 - Região Costa Verde:Mangaratiba;
27 - Região Metropolitana:Fórum Zona Norte/Sul – Asplande;
28 - Apresentação dos dados parciais do Mapeamento do Estado do Rio de Janeiro;
30 - Região Serrana:Teresópolis;
31 - Reunião do Fórum do Estadual de Economia Solidária;

AGENDA DE SETEMBRO DE 2010

02 - Atividade na Região Serrana – Friburgo;
05 - Atividade na Região Serrana – Friburgo;
08 - Atividade na Região Serrana - Teresópolis ;
09 - Atividade na Região Médio Paraíba – Pinheiral;
10 - Atividade na Região Costa Verde – Angra dos Reis;
13 - Seminário de Integração – SP;
14 - Seminário de Integração – SP;

MAIS NOTÍCIAS DAS VIAGENS...

Em breve postaremos as visitas realizadas aos Municípios de Teresópolis, Friburgo, Petrópolis, Mangaratiba, Nova Iguaçu (a Feira da Roça), Rio das Ostras, Mesquita...

SEMINÁRIO REGIONAL DE INTEGRAÇÃO DE AÇÕES EM ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SETEMBRO

O Centro de Formação em Economia Solidária - CFES/Sudeste realizará evento que tem como objetivo promover um espaço de socialização e integração de ações, principalmente àquelas relativas à educação (formação e assessoria técnica) em Economia Solidária dos diferentes programas e projetos, financiados pelo Governo Federal, buscando a integração entre eles e com o CFES/Sudeste.
O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro de 2010 em São Paulo/SP, e terá a participação do NEATES do Rio de Janeiro.

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA/SIES - MAPEAMENTO

No dia 28 de agosto aconteceu apresentação parcial dos dados do mapeamento do Estado do Rio de Janeiro, no Colégio D. Pedro II.
Entre os convidados estava o NEATES, e tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho executado.
Em breve divulgaremos vídeo da apresentação do mapeamento, e fotos.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA - CFES

O NEATES participa da formação do Coletivo Estadual do Rio de Janeiro que aconteceu nos dias 21,22 e 23 de agosto em Santa Teresa, no Colégio Assunção.